quarta-feira, setembro 06, 2006

Capitulo 17

Cap. 17


Na manhã do dia seguinte...

Linda-Oi, Larinha!-vendo a amiga adentrar a cafeteria.
Lara-Oi, florzinha!-a abraçando.
Linda-Eu tava com saudade de você!-sorrindo-E aí, como está o Peter? A Mari e você não vieram mais aqui depois daquele dia em que ele foi atropelado.
Lara-Ih, Linda, depois daquele dia aconteceram tantas coisas...-sorrindo-...Mas o Peter está bem, sim; ele recebeu alta no dia seguinte ao do acidente...está tudo bem.
Linda-Graças a Deus!Vocês não vieram mais aqui depois disso, daí eu fiquei preocupada! Que bom que está tudo bem!-sorrindo-Mas você sumiu por quê?A branquinha voltou à ativa, foi?-brincando. Elas riem.
Lara-E se eu te contar que agora ela tá funcionando direitinho! Àquele dia ela só quis me dar um susto...mas me ajudou muito.-sorrindo misteriosa, feliz.
Linda-Hum! Que sorrisinho lindo é esse?-sorrindo ao perceber o semblante feliz da amiga. Lara ri.
Lara-Ô, amiga, a história é longa!-sorrindo largamente-Tô doida pra te contar!
Linda-E eu estou doida pra ouvir; mas olha só o movimento desse lugar?-fazendo a amiga direcionar o olhar pelo ambiente, que estava bastante movimentado.
Lara-É, isso aqui pela manhã é uma coisa!-rindo.

     Uma moça, sentada em uma das mesas da cafeteria, faz sinal para Linda. Linda faz sinal de que logo iria. Nisto, Dayse, outra funcionária da cafeteria, passa por elas e Linda a para.

Linda-Dayse, por favor, vai ali naquela mesa pra mim. Eu vou só terminar um assunto aqui e rapidinho vou pra lá.
Lara-Por favor, Dayse!-fazendo cara de menininha perdida.
Dayse-Tá bom, pidonas, eu vou.-rindo-Mas vem logo, Linda, porque eu já tô atendendo 5 mesas; tô ficando louca hoje!
Linda-Valeu, Daysinha!-sorrindo.
Lara-Eu prometo que não alugo a Lili por muito tempo, Dayse!-brincando.
Dayse-Tá certo, Larita!-rindo-Beijo!Beijo!Vou lá!-indo apressada para a mesa da moça que chamara Linda.
Linda-Vem aqui, Larinha; senta ali no balcão assim fica mais fácil pra gente conversar.
Lara-Na verdade, Linda, eu queria uma mesa...-mordendo o lábio inferior.
Linda-Tá esperando alguém, né?-sorrindo.
Lara-Exatamente!-sorrindo.
Linda-Então deixa eu ir logo arranjar uma mesa pra você antes que não tenha mais nenhuma vaga!-puxando a amiga pela mão e dando uma passeada pelo local até encontrar uma mesa vaga, ao fundo da cafeteria.
Lara-Êêê!Lindinha, você é demais!-a abraçando.
Linda-Só me perdoa se eu demorar muito pra vir até aqui.-rindo.
Lara-Desde já, sinta-se perdoada.-sorrindo-Eu sei que tem sempre alguém te parando e te interceptando de mim!-sentando de costas para a parte da frente do local. Linda apóia os cotovelos sobre a mesa.
Linda-Mas vamos deixar de enrolação, né?-rindo-Conta rapidinho o motivo dessa felicidade toda, desse brilhinho nos teus olhos!
Lara-Ai, Lili, eu acho que eu tô apaixonada...muito apaixonada!-sorrindo, toda boba.
Linda-E por acaso isso tem a ver com uma certa pessoa que acaba de adentrar este recinto agora?-olhando para a porta da cafeteria e vendo Zac, que acabava de chegar. Lara vira o corpo para olhar para trás e ver de quem Linda falava, e sorri ao ver Zac.
Lara-Acertou em cheio!
Linda-Quem acertou em cheio aqui foi o cupido, acertou em cheio um certo coraçãozinho, né?-dando um beijo na testa da amiga-Agora você não precisa falar mais nada!-sorrindo-Deixa eu ir, então, porque você não vai mais nem me querer aqui!-brincando.
Lara-Ow, florzinha!Não é assim!
Linda-Não se preocupa, você tá perdoada!-rindo.
Lara-Boba!-rindo também.
Linda-Deixa eu ir lá mostrar pra ele onde você está...Coitadinho, tá perdidinho, ó!-vendo que ele procurava por Lara com o olhar. Lara ri.

      Linda se afasta da mesa, indo em direção a Zac.
O coração de Lara disparara ao ver Zac. O sangue subira ao rosto fazendo com que ela enrubescesse.
Lara volta a se sentar direito, novamente de costas para a parte da frente da cafeteria, tentando controlar o nervosismo. Desta maneira, ela não vê quando Linda indica sua mesa para Zac, nem quando este sorri ao vê-la de costas e caminha até ela com um sorriso maroto.
      Antes mesmo de se aproximar perto o bastante para que ela pudesse vê-lo, Zac pede licença a uma senhora sentada em uma mesa próxima a de Lara, para retirar uma das florzinhas de plástico do jarro que adornava a mesa dela.

Senhora-Gosta de flores, meu rapaz?-sorrindo simpática.
Zac-Não é pra mim, é pra minha garota.-também sorrindo.
Senhora-Uma garota de sorte, então!-com um olhar maternal-Pode levar, meu jovem.
Zac-Obrigado.-sorrindo.

     Ele se aproxima de Lara, por trás, pondo a flor à frente do rosto dela, sorrindo.

Zac-Posso sentar?-fazendo uma brincadeira nostálgica sobre o dia em que se falaram pela primeira vez ali. Lara pega a flor, sorrindo, e vira o rosto para olhá-lo.
Lara-Não sei...é que eu estou esperando alguém.-entrando na brincadeira. Ele sorri.
Zac-Mas todas as mesas já estão ocupadas e...Eu prometo que quando quem você está esperando chegar, eu saio.-ela ri.
Lara-Ok, ok, não precisa chorar!-continuando a relembrar o primeiro diálogo deles.
Zac-Obrigado.-puxando uma cadeira e sentando-se de frente para ela-Eu já estava mesmo tentando fazer alguma lágrima cair.-sorrindo-Engraçado, acho que já te vi antes, garota da árvore!-rindo.
Lara-Não.-sorrindo.
Zac-Não? Não mesmo? Tem certeza?-fofo.
Lara-Não, bobo! Não foi assim que você falou quando a gente se encontrou aqui! Você disse: "Engraçado, acho que já te vi antes! Você é a garota da árvore!"-ele ri. Lara lembrava palavra por palavra as frases mais marcantes daquele dia.
Zac-Você tem ótima memória!
Lara-Isso foi o que eu disse pra você depois que você me chamou de “garota da árvore”!-se inclinando pra frente e se apoiando na mesa para beijá-lo, sorrindo-Obrigada pela florzinha.-fala ao interromper o beijo.
Zac-Peguei da mesa daquela senhora ali.-apontando discretamente para a senhora, sorrindo maroto. Lara vira um pouco o rosto para trás pra poder olhar na direção que ele indicava. Nisto, a senhora acaba passando o olhar na direção deles e vê que eles olhavam para ela, então sorri.
Lara-Zac, você é doido!-voltando a olhar para ele, rindo.
Zac-Doido por um beijo!-agora é ele quem se inclina para frente para beijá-la-Ganhei o dia agora!-sorrindo.
Lara-Já eu, preciso de café pra ganhar o dia!-rindo.
Zac-Ah, é assim, né?-fingindo estar magoado.
Lara-Desculpa, eu esqueci que, além do café, também preciso de cookies!-rindo.Zac a encara, fingindo que ia levantar-se. Lara segura sua mão, sorrindo-Bobo!Eu tô brincando!-levantando e indo sentar-se na cadeira ao lado dele. Ela o beija.
Zac-Eu perco pra tudo, né? Café, cookies, a cabeçuda...-sorrindo. Lara ri-...eu perco pra todos os seus vícios, né? Além desses, tem mais algum vício que eu não conheça ainda? Esses eu já descobri logo no primeiro dia em que nos vimos. Tem mais algum?
Lara-Hum...-fingindo pensar-...Além de café, cookies e Hello Kitty, eu sou viciada em...você!-ele abre um lindo sorriso ao ouvir aquilo.
Zac-Alguém já te disse que você tem vícios muito saudáveis?-ela ri.
Lara-Meu pai sempre disse isso; apesar de aconselhar moderação sobre o consumo do café; mas quando ele souber do novo item acrescentado à lista, talvez mude de ideia.-eles riem.



* * *



      Pietra acordara atrasada para ir à faculdade. Matt, que lhe daria carona, apressava a prima para que ambos não chegassem atrasados; ele em seu emprego, no mesmo escritório de advocacia em que Isaac havia sido contratado para trabalhar, e ela na universidade.

Matt-Pi, você já está pronta?-telefonando da sala para o telefone no quarto dela.
Pietra-Matt, espera só mais um pouquinho!-penteando os cabelos-Desliga e para de ligar. Você me ligando assim o tempo todo eu demoro mais pra terminar de me arrumar!-apressada.
Matt-Tá bom, mas agiliza aí porque eu não posso chegar atrasado!
Pietra-Nem eu! Adivinha de quem é o primeiro tempo hoje?-respirando fundo. Matt ri.
Matt-Já tô indo para o carro; vou te esperar lá, hein!
Pietra-Calma, Matt, por favor.-choramingando-Eu tô morrendo de sono, primo, tô mais lenta hoje!-passando gloss nos lábios com a mão livre.
Matt-Quem mandou chegar em casa quase às quatro da manhã?-zoando.
Pietra-Vai dar uma de Isaac agora, é?-rindo.
Matt-Não.Vou deixar ele continuar representando o próprio papel. Ele consegue te tirar do sério, eu só consigo te fazer rir.-brincando.
Pietra-Isso porque você é meu primo lindo; querido; fofo!-sorrindo.
Matt-Babona!-rindo-Por falar em Isaac, o que você fez que o deixou tão atordoado quando veio te trazer até aqui e foi aí até o seu quarto?-curioso.
Pietra-Ah, ele ficou atordoado, é?-sorrindo-Eu não fiz nada!-sonsa.
Matt-Tem certeza? Ele desceu daí resmungando e...sei lá, ele tava perturbado porque até tentou abrir a porta do carro com a chave de casa!- Pietra cai na risada.
Pietra-Ele não te falou nada?
Matt-Falar o quê? Ele só disse que você é louca.
Pietra-Ele disse isso, é?-com um sorriso largo.
Matt-Pietra, o que você fez?-desconfiado.
Pietra-Eu não fiz nada!-rindo-Priminho, agora você animou meu dia! Você fez até me fez esquecer o sono!-rindo.
Matt-Pois vamos deixar de papo! Desce logo porque senão eu te deixo aqui e você não vai ter a honra de ver o seu professor preferido hoje!-irônico.
Pietra-Pode ir para o carro, Matt, eu já tô descendo.-sorrindo.
Matt-Beleza, então.
Pietra-Tchau!

Matt-Tchau!-desligando.

Pietra-Parece até mentira mas eu estou ansiosa pra ver a cara do meu querido professor, hoje!-falando consigo mesma, sorrindo.

      Pietra pega sua bolsa e seus livros sobre a cama e desce para a sala. Ela vai até a cozinha, pega uma maçã da fruteira sobre a mesa e corre novamente para a sala pra sair logo de casa antes que sua tia a visse sair sem tomar café da manhã.



* * *



        Mariana chega à sua faculdade e se junta às suas amigas para conversar antes do inicio da aula.

Mari-Oi, lindas!-com um sorriso contagiante.
Carol-Hum! Sinto cheiro de paixão no ar!-brincando ao perceber a animação da amiga-Mari, quero saber tudo sobre seu encontro de ontem com o...Isaac, né?-sorrindo.
Mari-É...o Ike.-sorrindo toda boba.
Carol-Pelo visto, foi ótimo, hein!
Evelyn-Que encontro? Mari, você não me contou isso!
Mari-Eu te falei sobre o Ike, sim, Eve!
Evelyn-Ah, isso você falou, mas sobre esse encontro aí eu não estava sabendo!Você só contou pra Carol, né?-enciumada-Você nem ia me contar?
Mari-Ow, Eve! Lógico que eu ia contar pra você! Eu ia contar pra vocês duas ao mesmo tempo hoje, mas ontem mesmo a Carol me ligou pra conversar e eu acabei deixando escapar que eu tava arrumada pra sair com o Ike. Eu queria contar tudo pra vocês hoje...para as duas!
Evelyn-Tá bom, eu te perdoo!-sorrindo-Agora conta logo como foi tudo porque eu fiquei curiosa!-elas riem.


        Mariana começa a contar tudo o que acontecera na noite passada até que seu celular, dentro da bolsa, vibra: ela havia recebido uma mensagem.
Ela abre a bolsa e pega seu celular. Evelyn e Carol observam a expressão feliz da amiga ao ler a tal mensagem.

Mari-Ai, gente, ele é um amor!-desviando os olhos do visor do celular, voltando a olhar pra elas.
Evelyn-É do Isaac?-Mariana faz que “sim” com a cabeça, sorrindo.
Carol-O que ele escreveu?
Mari-“ Como dormiu a minha parceira de dança? Espero que tenha sonhado com um certo carinha que está louco para que chegue logo a hora do almoço pra te ver de novo! Posso passar aí pra te buscar? Beijos. Ike.”-sorrindo largamente.
Evelyn-Mari, ele tá gamado!-rindo.
Carol-Que fofo!-abraçando a amiga-Onde vocês vão almoçar?
Mari-Não sei...Acho que vou ligar pra ele...Vou combinar com ele o lugar e marcar pra nos encontrarmos lá porque eu não quero fazê-lo ter o trabalho de vir até aqui me buscar. Além disso, hoje nossas aulas vão terminar mais cedo do que o expediente dele no turno da manhã da universidade.
Carol-Não, Mari, deixa ele vir te buscar, assim a gente conhece ele!
Evelyn-É, Mari!Você disse que ele é lindo, charmoso...Tô curiosa pra conhecê-lo!
Mari-Vou ficar com ciúme dele, assim!-brincando.

         O professor chega a sala.Todos os alunos vão para seus lugares.Mariana, Evelyn e Carol se ajeitam em suas carteiras.

Carol-Mari, a gente tem que conhecer o Isaac; deixa ele vir te buscar.-virando para trás para olhar para Mari.
Mari-Depois a gente conversa sobre isso!-sorrindo.



* * *



        Pietra entra na sala de aula. Isaac já estava lá, pronto para começar sua aula. Ela passa por ele e finge nem notá-lo ali, indo sentar-se em uma carteira ao fundo da sala.

Ike-Boa noite, senhorita!-sarcástico, a encarando. Alguns alunos riem.
Pietra-Só não vai ser melhor que a noite de ontem!-sorrindo debochada-Mas mesmo assim, obrigada professor.
Harry-O que você andou fazendo ontem a noite, Pietra?-sorrindo malicioso. Todos na sala riem, exceto Isaac.
Pietra-Segredo, love!-piscando o olho, sorrindo para o colega de sala. Harry ri.
Ike-Ok, ok, vamos começar a aula.-sério, querendo encerrar a conversa.

“Ah, é? Começa e depois não aguenta, não é, professor?!”-ela pensa, enquanto continuava a encará-lo com um enorme sorriso sarcástico no rosto.

         Isaac dá as costas e começa a escrever alguns conceitos no quadro. Todos abrem seus cadernos e começam a copiar o que ele escrevia. Pietra levanta e vai até ele.

Pietra-Tá aqui o trabalho que eu estava te devendo.-estendendo o trabalho para ele.
Ike-Põe em cima da minha mesa.-sem nem ao menos olhar para ela, nem interromper o que fazia, frio.
Pietra-Obrigada pela segunda chance.-contrariada com a frieza dele.
Ike-Não agradeça a mim, agradeça à Lara.-ainda sem encará-la.
Pietra-Eu o faria se ela estivesse aqui agora.-passando o dedo sobre o quadro e apagando uma das letras de uma das palavras que ele havia escrito. Ele finalmente se vira para olhar para ela.
Ike-Então pode voltar para o seu lugar porque ela não está no meu bolso.-rude.
Pietra-O que foi que eu te fiz, hein? Grosso!-irritada. Ela percebe que falara um pouco alto já que algumas pessoas, sentadas mais a frente da sala, olham para eles. Ela baixa o tom de voz-Diz qual o seu problema comigo!?- segurando seu trabalho com força, como se quisesse descontar sua raiva no papel.
Ike-É melhor você copiar isso porque não tem no livro; eu vou pedir outro trabalho, e dessa vez, a Lara não vai mais me persuadir a te dar nem meia chance.-ignorando o que ela falara. Pietra fica irada.
Pietra-Antes de ter que depender de qualquer piedade ou condescendência sua e aguentar suas ironias por causa disso, eu prefiro reprovar esta disciplina!-rasgando seu trabalho ao meio. Isaac olha para ela, surpreso-Agora eu retiro o agradecimento e qualquer palavra não-ofensiva que eu tenha dirigido a você nessa nossa conversinha e posso voltar a viver feliz!-sorrindo sarcástica, mas com fúria no olhar.
Ike-Você tem noção de que fala coisas fortes e complexas demais pra uma criança da sua idade?-sorrindo ao ver a cara de brava dela.
Pietra-E você tem noção de que não entende nada de psicologia infantil?-sarcástica.

-Pietra, com licença, por favor.-uma colega de sala pede para que ela se afaste um pouco do quadro, pois Pietra estava atrapalhando as pessoas que copiavam o que Isaac estava escrevendo.

Pietra-Desculpa, Dina.-sorrindo sem graça. Pietra olha feio para Isaac e sai da frente do quadro, indo até a porta da sala e jogando seu trabalho no cesto de lixo que lá havia. Ela volta a sentar em seu lugar.

     Isaac ri discretamente, balançando a cabeça; e volta a se concentrar no que fazia.



* * *



Lara-Pena que a gente não pode passar o dia todo juntos, né?-já fora do carro de Zac, estacionado em frente ao prédio da universidade em que ela estudava.
Zac-Poder a gente pode, você é quem não quer.-sorrindo. Ele estava em pé de frente para ela.
Lara-Não é assim, Zac...-rindo da carinha de coitado que ele fazia-Eu vou chegar atrasada agora na aula do Ike e se ele brigar comigo, vou dizer que a culpa foi sua!-o abraçando. Ele sorri.
Zac-Por que a gente não pode mesmo matar todas as aulas e passar o dia todo juntinhos?-ela ri.
Lara-Para de brincadeira, bobo!
Zac-Eu tô falando sério!-passando a encará-la, sorrindo maroto-Essa ideia me agrada muito.
Lara-É realmente tentadora, mas nós somos duas pessoas muito responsáveis e sabemos que não podemos ficar matando aula assim.-sorrindo.
Zac-Mas a gente ainda vai se ver hoje?
Lara-Claro, Zac! A gente pode pensar em fazer algo depois que eu sair da biblioteca.
Zac-Ou eu posso ir lá te perturbar um pouquinho.-sorrindo.
Lara-Ah se todas as minhas perturbações sorrissem como você!-o beijando-Agora deixa eu ir porque eu já estou hiper atrasada...Daqui a pouco eu perco a coragem de entrar na sala.
Zac-Opa! Tudo o que eu queria ouvir!-brincando.
Lara-Não, senhor!-rindo-Olha que se o Ike souber que você tá tentando me corromper, vai pegar no nosso pé que nem ele pega no da Pietra!-Zac ri.
Zac-Deus me livre! Eu não iria conseguir viver em paz!-Lara ri.
Lara-A Pê que o diga!
Zac-Engraçado que ele consegue realmente tirá-la do sério!-rindo.
Lara-É. Consegue mesmo! O curioso é que a Pê nunca se importou muito com o que as pessoas poderiam ou não pensar dela...mas ela não consegue ignorar as implicâncias do Isaac! Pela primeira vez, eu a vejo se importar com algo assim.
Zac-Eu também nunca vi meu irmão implicar tanto com uma pessoa!-rindo.
Lara-Pode ser porque ela é prima do Matt; o Ike e ele são muito amigos; o Matt zoa com ela...então o Ike também zoa...sei lá!-teorizando a esse respeito.
Zac-É, pode ser...-sorrindo-O Isaac e o Matt são terríveis!-rindo.
Lara-Agora eu vou pra minha aula e você pra sua, ok?-se apressando ao ver as horas no relógio de Zac.
Zac-Tem outro jeito?
Lara-Não, não tem!-rindo.

Eles se despedem com um beijo. Lara entra no campus. Zac entra em seu carro e fica observando até ela desaparecer do alcance de seu olhar, e segue seu caminho.



* * *


        Pietra, ainda tomada pela raiva, e um tanto dominada pelo sono, estava desatenta ao que Isaac explicava durante a aula. Ela não estava conseguindo manter seus olhos abertos e, na verdade, nem se esforçava para isso: ela baixa a cabeça, repousando-a sobre a carteira. Ela nem ao menos vê quando Lara aparece à porta da sala; pede licença baixinho para Isaac, e entra na sala. Morrendo de vergonha, ela senta na primeira carteira vaga que avista.
       Lara procura pela amiga, passando o olhar pela sala. Isaac percebe o que ela estava tentando fazer e, instintivamente, dirige seu olhar para onde Pietra sentara, vendo o modo como ela estava.

Ike-...Bem, agora eu acho que depois dessa explicação, vocês já estão aptos a resolver os exercícios das páginas 58 e 59.
Harry-Agora, professor?
Ike-Isso. Agora mesmo.-se aproximando da carteira de Lara- Qualquer dúvida, Lara, eu estou aqui, viu?-sorrindo.
Lara-Obrigada, professor. Desculpa por ter chegado atrasada...-sem graça.
Ike-Não precisa se preocupar, eu sei que não foi culpa sua.-piscando o olho para ela, sorrindo.

     Ele então começa a andar pela sala enquanto seus alunos faziam os exercícios mas não faz muitos rodeios: vai direto até a carteira de Pietra.
Isaac dá uma olhada nela, balançando a cabeça com ar de reprovação. Ele inclina a cabeça pra frente, se curva um pouco e fala baixinho pra ela:

-Quer ser expulsa de sala como no primeiro dia de aula?-tirando as mechas de cabelo que cobriam o rosto dela, sorrindo.

     Pietra abre os olhos, confusa.

Ike-Foi dormir tarde ontem, mocinha?-cínico, falando baixinho.
Pietra-Você sabe que sim.-fria, erguendo um pouco a cabeça.
Ike-Deveria ter ficado em casa já que quer dormir.
Pietra-Por que será que eu não fiz isso? Ah, eu tinha que entregar um trabalho para um professor chato!-debochada. Ele sorri discretamente.
Ike-Sua tentativa de ser responsável foi em vão tendo em vista que você o rasgou e jogou no lixo, você não acha?
Pietra-Não. Não acho! Valeu a pena não ter ficado em casa dormindo e ter vindo aqui mostrar pra você que eu não preciso da sua “segunda chance”...Não preciso de nada que venha de você! Aliás, preciso sim; preciso que você me deixe em paz, tudo bem? Acho que isso não te custa nada!-sarcástica; voltando a deitar a cabeça sobre a carteira e fechando os olhos.
Ike-Se você não sentar direito, abrir seu livro e começar a fazer os exercícios como os seus colegas, eu vou ser obrigado a te expulsar da sala de novo.-bagunçando os cabelos dela e depois cutucando a cintura dela com o dedo indicador, fazendo ela ter um sobressalto.

Pietra ergue a cabeça, furiosa.

Pietra-Você não vai precisar se dar ao trabalho de ter que me expulsar dessa vez...-levantando da carteira e pegando suas coisas-...Eu já fiz tudo o que eu tinha que fazer aqui.-o encarando-Agora com licença!-desviando dele, que estava a sua frente e bloqueava parcialmente a passagem entre a carteira dela e a do aluno da outra fila. Ela começa a se dirigir até a porta da sala.

        Isaac, que, mais uma vez não esperava por aquela atitude dela, apenas fica inerte, observando-a se afastar. Embora ficasse surpreso com as coisas que Pietra fazia, Isaac se divertia com elas...não com todas, mas com quase todas. As reações inesperadas e imprevisíveis de Pietra eram um entretenimento que ele estava gostando de ter. Na grande maioria das vezes, Isaac parecia provocá-la só para saber qual seria a reação dela.

      Quando ia saindo, Pietra passa pela carteira da Lara, mas não a vê. Lara segura seu braço para que ela pudesse ser vista.

Lara-Você já vai, Pê?-estranhando.
Pietra-Larinha, nem sabia que você estava aqui!
Lara-Cheguei atrasada.-sorrindo ao lembrar de Zac-Mas...você já vai?
Pietra-Vou, sim.
Lara-Por quê?
Pietra-Porque...-ela vê Isaac se aproximando-...depois eu te falo; agora tenho mesmo que ir! Tchau, amiga.-dando um rápido beijo na testa de Lara e saindo da sala, querendo evitar qualquer outra discussão com Isaac.



* * *



       As aulas de Mariana haviam terminado mais cedo e ela decide ligar para Isaac para avisar que iria para casa e para sugerir que eles se encontrassem no local onde iriam almoçar. O telefone de Isaac cai na caixa postal.

Mari-Ele ainda deve estar dando aula...-falando consigo mesma, olhando para o aparelho celular em sua mão-Vou pra casa e de lá eu ligo pra ele.-saindo do prédio da faculdade onde estudava, andando pela rua até a estação de metrô mais próxima.

      O dia estava quente, contrastando com a chuva e o tempo frio dos últimos dias. Estava chegando o fim do verão; logo o outono começaria, por isso a confusão climática.
Enquanto esperava seu metrô chegar, Mariana senta em um dos bancos da estação para se deliciar com o picolé que havia comprado.
Distraída, ela nem percebe quando alguém senta ao seu lado.

-Hum! Seu picolé parece uma delícia!-puxando para si a mão com a qual ela segurava o picolé e mordendo.

Mari-Ei!-só assim despertando de sua distração, desviando seus olhos do ponto para o qual ela olhava fixamente e passando a olhar para o garoto sentado ao seu lado. E qual a surpresa dela ao ver Taylor ali, sorrindo.
Tay-Oi!-sorrindo cínico.
Mari-...-abrindo a boca para dizer algo, mas sem conseguir dizer uma palavra diante da situação. Ele ri ao perceber isso.
Tay-O picolé está mesmo uma delícia!-sorrindo safado.
Mari-Você é muito folgado, garoto!-vendo que ele dera uma mordida enorme em seu picolé, indignada.
Tay-Também adorei ter te encontrado aqui!-sorrindo ironicamente.

      Ela não consegue ficar a vontade com Taylor ali, olhando para ela.

Mari-Você tem carro, Taylor, o que você está fazendo aqui?-incomodada.
Tay-Eu não gosto de encarar o trânsito da hora do almoço, então eu sempre vou de metrô pra faculdade quando não tenho que voltar pra universidade pra trabalhar depois.
Mari-Explicado, então, o motivo da coincidência.-sem esboçar nenhuma animação com a tal coincidência.
Tay-Coincidência mesmo? Eu sempre venho aqui, mas e você? Tá me seguindo, é?-provocando-a, sorrindo.
Mari-Ahn?-indignada-Nem se eu catasse lixo!-ele ri.
Tay-Já vi que você está de mau humor, né?
Mari-Taylor, cala a boca!- enfiando todo o picolé na boca dele e levantando do banco, começando a andar.
Taylor tira o picolé da boca e sorri. Ele também levanta do banco e a segue, agora chupando o picolé dela.
Tay-Obrigado pelo picolé.-a alcançando; passando a caminhar ao lado dela, sorrindo.
Mari-Engole o palito também, folgado!
Tay-Não, porque assim eu vou ficar cheio; eu ainda quero almoçar!-rindo, dando as últimas mordidas no picolé.
Mari-Ah, por falar em almoçar, tenho que falar com o Ike!-falando distraidamente para si mesma, esquecendo que não estava sozinha.
Tay-Com o meu irmão?-atento ao que ela dissera.
Mari-Ahn?- o encarando, aérea.
Tay-Você disse que precisa falar com o Ike...
Mari-Pensei alto, metido!-tomando o palito do picolé da mão dele e indo jogar no lixo. Ele a segue.
Tay-Ah, era minha sobremesa!-brincando, sorrindo.
Mari-Ow, desculpa! Quer que eu pegue de volta?-com um sorriso sarcástico. Ele ri. Mariana olha para ele, impaciente, e volta a andar. Taylor continua indo atrás dela.
Tay-O que você quer com o Ike?-caminhando ao lado dela novamente.
Mari-Quero engordá-lo pra depois fazer uma sopa!-debochada; parando de andar e o encarando-Agora posso saber o porquê do interrogatório?
Tay-Calma; o interrogatório ainda nem começou!-rindo-Eu me preocupo com o meu irmãozinho.
Mari-Ow, como você é bonzinho!-irônica-Eu vou almoçar com o seu irmão.Vou pra casa agora; vou tomar banho; trocar de roupa e ligar para o Ike pra saber aonde a gente vai se encontrar. Satisfeito agora? Pode me deixar em paz?-entrando dentro do vagão do metrô que chegara.
Tay-Tsc, tsc! Quer dizer que o meu irmão não vai te pegar em casa? Que falta de cavalheirismo!-zoando, logo atrás dela.
Mari-Na verdade, ele ainda não sabe que não vai me pegar e nem sabe que eu vou pra casa...É por isso que eu tenho que falar com ele; minhas aulas terminaram bem mais cedo hoje então eu vou matar tempo em casa até dar a hora do almoço...
Tay-Por que você não vai lá pra casa?
Mari-Pra sua casa?-enrugando a testa.
Tay-É. Você vai lá pra casa; liga para o Ike avisando que está lá, daí ele passa e te pega.
Mari-...Não tem nem lógica isso...tem?-sentando em uma das cadeiras do metrô. Taylor senta ao lado dela.
Tay-A universidade onde ele trabalha fica perto lá de casa, então seria muito melhor você ir pra lá esperar o Ike te buscar do que você ir pra sua casa agora pra depois ir sozinha para o restaurante...Você pode matar o tempo lá em casa...comigo.Você só não pode é me matar!-sorrindo.
Mari-Engraçadinho!-irônica-Não sei...-pensativa.
Tay-Eu deixo você me matar um pouquinho, então!-brincando.
Mari-Ah, assim a proposta fica interessante!-rindo.
Tay-E então, você vai?-a encarando.





################

Nenhum comentário: